Apache vs Skype

Recentemente (ontem), tive problema para iniciar o Apache em meu Arch. Eu “startava” o serviço, porém ao acessar o http://localhost aparecia: “O Firefox não conseguiu estabelecer uma conexão com o servidor localhost.”
Bem, para ser sucinto e objetivo caso você seja usuário Skype assim como eu e o mesmo já esteja em execução ao iniciar o Apache, você perceberá que o serviço não irá subir.
Isso ocorre pois o Skype utiliza a mesma porta padrão do Apache. A solução é bem simples, basta trocar a porta de algum dos dois pacotes. Bem mais prático recomendo mudar a porta do Skype, basta ir em ferramentas/opção de conexão/conexão e desmarcar a opção de “Usar portas 80 e 443 como alternativa para conexões de entrada” e escolher a porta que deseja utilizar  no campo acima.
Espero que com essa dica vocês não precisem olhar os logs do seu Sistema e perder alguns minutos com outras garimpagem pela simples “falha”, de atenção.

AFK.

25 Comentários

  1. NanzinhoW disse:

    pow velho isso ai é show…
    simples dmais…
    obrigado..

    • NanzinhoW,

      Realmente a solução é muito fácil, mas demorei alguns minutinhos para descobrir, por isso o post para ajudar outros companheiros a não perder esses minutinhos preciosos e fico contende que foi útil para te 😀

      Abçs

  2. Samurai disse:

    Ótima publicação, já me ajudou muito agora mesmo.
    Tu sabe de alguma apostila para lidar com o Xampp?

  3. Samurai disse:

    Eu consegui baixar as apostilas do Xamp e consegui instalar tudo e mudar as portas do Skype que eram elas que estavam bloqueando;
    Porém fiz um site em Open Cart e queria baixar os arquivos e o sql dele para o xamp; fiz tudo mas não funciona local, não entendi o pq exatamente.

    Saberia me dizer?

  4. Samurai disse:

    Importei o BD para o banco local sim.
    Coloquei os arquivos do site dentro da pasta; mas depois qdo vou acessar dá este erro.
    Index of /herbacha

    * Parent Directory
    * public_html/

    Apache/2.2.17 (Win32) mod_ssl/2.2.17 OpenSSL/0.9.8o PHP/5.3.2 mod_perl/2.0.4 Perl/v5.10.1 Server at localhost Port 80

    Qdo clico no public_html da este erro:

    Warning: require_once(/home/herbacha/public_html/system/startup.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in C:\xampp\htdocs\herbacha\public_html\index.php on line 15

    Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required ‘/home/herbacha/public_html/system/startup.php’ (include_path=’.;C:\xampp\php\PEAR’) in C:\xampp\htdocs\herbacha\public_html\index.php on line 15

    Sempre brinquei de montar os WordPress, Joomla e Open Cart no servidor de hospedagem, porém com este recurso de montar local é novo ainda pra mim os passo a passo. Tem algum tutorial explicando isto?

  5. Olá Samurai, local é a mesma coisa que on-line. O problema não é no xampp, pode-ser na programação.

    O que está ocorrendo é que na linha 15 do arquivo index.php está incluíndo o arquivo startup.php porém ele não consegue localizar.

    Ele está incluindo com o seguinte caminho: /home/herbacha/public_html/system/startup.php’ (caminho do servidor on-line) porém localmente está mapeado como /herbacha/public_html/system/startup.php como index.php se encontra abaixo na estrutura de diretorio deveria ser a referencia assim:

    include_once(“system/startup.php”);

    Se vc colocar dessa forma tanto localmente como on-line irá funcionar indeferente da localização do base_dir onde encontra os arquivos do site.

    Abçs

  6. Samurai disse:

    Meu irmão me ajudou;
    era o config.php que tem que configurar tudo localmente. no open cart.
    Valeu pela ajuda.

  7. Samurai disse:

    só que desisiti pois no open cart tem um config.php para cada pasta.
    vc mexe com open cart?

  8. Samurai disse:

    Muito Grato pelos conselhos, não desisti não.
    Estou a cada dia evoluindo nisto.

  9. Lucas disse:

    Boa tarde Caro Clécio.
    Um ano depois de sua resolução, ainda preciso de ajuda. Sou novo na área de TI então, gostaria de tirar uma dúvida. Você citou acima a maneira de mudar a porta do Skype. E para mudar a porta do xampp, é possível??
    Obrigado!

  10. Bom dia, Lucas.

    Sim, é possível sim mudar a porta do xampp.
    como mudar a porta do xampp

    Acessa a pasta de instalação do xampp, entre em dentro da pasta apache apache/conf dentro dessa pasta possui um arquivo httpd.conf abra ele com o bloco de notas e procure a linha abaixo:

    #Listen 0.0.0.0:80
    #Listen [::]:80
    Listen 80

    Essa é porta que você quer que o apache utiliza, basta mudar para qual você deseja.

    #Listen 0.0.0.0:8090
    #Listen [::]:8090
    Listen 8090

    Possui esse vídeo também para ficar um pouco mais claro: http://www.youtube.com/watch?v=tm_6SYolJ60

    E não se importe com o tempo, estou sempre a disposição.

    Abraços

  11. Heitor disse:

    Gostei mais da idéia de mudar do skype, num serve pra quase nada msm, rsrsrs.

  12. Alexandre disse:

    Grande dica cara, valeu mesmo.

  13. Eduardo disse:

    Muito obrigado!

  14. Eric William disse:

    Clécio, segui sua dica e também resolvi o problema da porta. Estou começando a programar em php, usava o wamp, mas optei pelo xampp por ter uma versão para Linux. Você tem algum tutorial ensinando o básico sobre Xampp, algo que vai do início até como publicar sites por ele? Obrigado

  15. Poxa, show de bola essa solução cara! me ajudou demais! simples porém muito útil… toda vez estava desinstalando o skype para usar meu xampp… kkkkk (solução mais noob do mundo)! mas muito boa a sua dica, muito obrigado mesmo!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: