Como habilitar Syntax Highlighting no Nano

Nano é um popular editor de texto que pode ser instalado sem a necessidade de um servidor X. O Nano já possui suporte Syntax Highlighting para linguagens de programação como: C, Perl, Python, PHP entre outras, porém por padrão vem desativado.
No entetando, para ativar é muito simples. Os arquivos de configurações se encontra no diretório:

/usr/share/nano/

Por exemplo, a saída do comando ls /usr/share/nano no meu computador:

# ls /usr/share/nano/
apache2.nanorc config.nanorc pov.nanorc js.nanorc python.nanorc apacheconf.nanorc config2.nanorc man.nanorc mutt.nanorc ruby.nanorc bash.nanorc config3.nanorc nanorc.nanorc patch.nanorc sh.nanorc c-file.nanorc css.nanorc perl.nanorc tex.nanorc xml.nanorc c.nanorc groff.nanorc php.nanorc html.nanorc xorg.nanorc conf.nanorc php2.nanorc java.nanorc

Essas são as regras das linguagens configuradas no meu computador. Caso você não encontre alguns arquivos de configurações para a linguagem que deseja, você pode acessar a página do Projeto Nanosyntax no Google Code baixar/copiar o código e criar o arquivo de configuração de acordo com a linguagem desejada em:

/usr/share/nano/php.nanorc

Para habilitar o Syntax Highlighting para uma determinada linguagem basta editar o arquivo ~/.nanorc. Será necessário criar este arquivo caso você não tenha. Em seguida, adicione as linhas dessa forma:

include “/usr/share/nano/php.nanorc”

E assim por diante, para cada linguagem que você deseja habilitar o Syntax Highlighting  é necessário ter a regra da linguagem na pasta /usr/share/nano e habilitá-la no arquivo ~/.nanorc.

Veja abaixo como ficou o Syntax Highlighting habilitado no Nano:

AFK

Um comentário

  1. Bino disse:

    Muito bom tutorial Clécio.

    []’s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: